O Primeiro passo é Calcular o seu IMC

Importante: a obesidade é um dos principais males deste século, sendo responsável por grande quantidade de doenças.
A obessidade é plenamente tratável, desde que não se tente combatê-la através de dietas “milagrosas”. Toda a forma de dieta deve ser orientada e acompanhada por nutricionista e, em alguns casos, médicos de uma ou mais especialidades.
Ajude a divulgar a importância do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), pois ele pode ser um primeiro indicativo de que a pessoa está fora dos padrões ideais de saúde, tanto no que se refere à obesidade quanto à desnutrição.

O que é IMC?

O índice de Massa Corporal (IMC) é um dos principais métodos de avaliação sobre as condições de peso de um indivíduo.
Aceito pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Índice de Massa Corporal possui algumas restrições de uso, não sendo indicado para avaliação nos seguintes grupos:
– crianças
– idosos
– pessoas musculosas
Além destas restrições, o IMC possui critérios diferenciados para avaliação de determinados grupos étnicos, dentre os quais as pessoas de origem asiática.
Desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX, o cálculo de IMC rapidamente se disseminou entre as comunidades científicas de todo o mundo, sendo largamente utilizado até os dias de hoje. Dentre as suas principais vantagens, destaca-se a facilidade de aplicação, visto que o índice é calculado de forma bastante simples, dividindo-se o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros).
É importante frisar que o Índice de Massa Corporal é apenas um método preliminar de verificação das condições de peso de uma pessoa, devendo – a critério médico – ser complementado com outros exames.

 

 

 

 

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s